quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Confira destinos paradisíacos por onde já passou James Bond, o 007


foto: Sony Pictures/Divulgação
© Fornecido por Viagem em Pautafoto: Sony Pictures/Divulgação
Seja qual for a versão do cinema, ele está sempre lá. Bonitão, sedutor, ágil e com corte de terno e penteado de acordo com os padrões de moda da época.
Mas o que o agente secreto 007 não costuma fazer é repetir cenários, em suas viagens de espionagem.
O dedicado agente secreto do MI6 britânico já esteve em lugares paradisíacos como Bahamas e Jamaica, endereços urbanos como México e Hong Kong, e destinos históricos como a Turquia e o Egito.
Até no Brasil, 007 já protagonizou perseguições, como a vertiginosa cena em que Bond luta contra Jaws, sobre um dos teleféricos do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
Estrelado por Roger Moore, o filme ‘007 – Contra o foguete da morte’ (1979) teve cenas rodadas também na praia de Gumari, na Urca e na floresta Amazônica.
Só para ter uma ideia de como anda o passaporte dele, seu próximo filme ‘007 Contra Spectre’, a 24ª aventura de Bond, que estreia no Brasil no próximo dia 5 de novembro, tem cenas gravadas na Inglaterra, Itália, Áustria e Marrocos.
Conheça alguns dos destinos por onde o agente 007 já passou:

JAMAICA

O hedonista James Bond não é bobo e já começou a carreira no cinema logo em um paraíso do Caribe.
Em ‘007 Contra o Satânico Dr. No’ (1962), a primeira história de 007 contada no cinema, em 1962, Bond vai para a Jamaica, a fim de investigar o assassinato do agente John Strangways.
Interpretado por Sean Connery, o ator escocês que seria Bond outras 5 vezes, o agente vai até Kingston, a capital da Jamaica. De lá, segue para a ilha fictícia Crab Key, cujas cenas foram gravadas na costa norte da Jamaica, em St. Ann’s Bay.
Ian Fleming escreveu todos os livros da série Bond, em sua casa, na Jamaica, chamada GoldenEye.

TURQUIA

Atrativos de Istambul, a maior cidade da Turquia, aparecem no filme ‘Moscou Contra 007’ (1963), como a Baía de Pendik, Mesquita Azul, Mercado Coberto (Grand Bazaar), Bazar das Especiarias, Palácio de Topkapı e Sultanahmet Meydanı, como hoje é conhecido o antigo Hipódromo de Constantinopla.
O agente James Bond vai até esse país euro-asiático para trazer Tatiana Romanova, escrevente da seção de criptografia do serviço de inteligência do Exército Soviético, em troca do cobiçado decodificador Lektor.

BAHAMAS

Em ‘007 Contra a Chantagem Atômica’ (1965), o agente secreto é enviado para as Bahamas, onde deve investigar o sequestro de duas bombas atômicas pela SPECTRE, a organização criminosa das histórias de Bond.
Confira destinos paradisíacos por onde já passou James Bond, o 007: Construída no início do século 17 para demonstrar o poder do islã sobre o cristianismo, a Mesquita Azul é considerada uma das construções do gênero mais belas do mundo e serviu de cenário para o filme ‘Moscou contra 007’ com Sean Connery no papel do agente secrecto (foto: Arian Zwegers/Flickr-Creative Commons) Confira destinos paradisíacos por onde já passou James Bond, o 007
As Bahamas, o país das três mil ilhas e ilhotas, a norte de Cuba, serviu de cenário para o quarto filme da série 007, onde foram rodadas cenas na Bay Street, Paradise Beach (em Paradise Island) e nas impressionantes Exumas, arquipélago de 365 ilhas e ilhotas que se estende no oceano por 200 km de águas esmeraldas.
O filme teve também cenas gravadas em Ocala e Miami (Flórida – Estados Unidos), Northamptonshire (Inglaterra) e Paris (França).

TAILÂNDIA

Em 1974, já com o ator Roger Moore como intérprete, Bond desembarca na Tailândia, mas não sem antes passar por Beirute, Hong Kong e Macau.
Em ‘007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro’ (1974), o agente sai em missão não oficial para o Oriente, a fim de encontrar o paradeiro do assassino Francisco Scaramanga. Clássicos turísticos tailandeses aparecem nesse filme, como Bangkok, Floating Market, James Bond Island e Khao Phing Kan (Phang Nga Bay).
Em Hong Kong, foram gravadas cenas em locais como Kowloon Bay, no vilarejo pesqueiro de Tai Po, Victoria Harbour, entre outros endereços.

EGITO

Em 1977 é a vez de Luxor emprestar sua paisagem para James Bond, no filme ‘O espião que me amava’. Nessa cidade ao sul do Egito, a pouco mais de 500 km do Cairo, foram gravadas cenas em locais como Karnak Temple, Banana Island e no rio Nilo.
A lista de lugares paradisíacos internacionais desse filme inclui ainda cenas submarinas nas Bahamas; Sardenha, ilha italiana no Mar Mediterrâneo;  região de Nunavut, no Canadá, e na suíça St. Moritz.

BRASIL

É claro que James Bond não deixaria de visitar o Brasil e desembarcar em alguns dos mais famosos clichês nacionais como o Pão de Açúcar e o Carnaval, no Rio de Janeiro, e Manaus, no Amazonas.
Estrelado por Roger Moore, ‘007 Contra o foguete da morte’ (1979) teve cenas rodadas na praia de Gumari, no bondinho o Pão de Açúcar, na Urca e na floresta Amazônica.
E para reforçar a confusão geográfica que filmes blockbusters costumam causar, há cenas gravadas também nas Cataratas do Iguaçu, nas quedas do rio Paraná, Manaus e Mariana (MG)

MÉXICO

Com Timothy Dalton como James Bond, o filme ‘007 – Permissão para Matar’ (1989) desembarca no México para perseguir Franz Sanchez, chefe de um cartel de drogas.
Endereços mexicanos como a Cidade do México, baía de Acapulco, Baixa Califórnia, Veracruz e Península de Yucatán, onde foram gravadas cenas submarinas, estão nesse filme que é considerado uma das mais baixas bilheterias da série.

SAIBA MAIS
Site ofi
cial do 007

www.007.com

Vista aérea do Rio de Janeiro (foto: Ramon Llorensi/Flickr-Creative Commons)

Vista aérea do Rio de Janeiro (foto: Ramon Llorensi/Flickr-Creative Commons)
© Fornecido por Viagem em Pauta
Este recurso não tem suporte na versão do seu navegador. Recomendamos atualizar para a versão mais recente do Internet Explorer para usá-lo.

MAIS DE VIAGEM